terça-feira, 2 de novembro de 2010

TAREFA DE SEMINÁRIO 4















































OBJETO DE APRENDIZAGEM

Com o uso do objeto de aprendizagem se explora o lúdico, o raciocínio, a pesquisa, a criatividade, as construções, as conexões.
Fui peceber as possibilidades à serem trabalhadas à cerca do objeto de aprendizagem quando tive como tarefa adaptar um OA já existente, próprio para uma outra série (exercício proposto na semana dois). Utilizei o objeto de aprendizagem desenvolvido para a 4ª série, sobre Alfredo Volpi, onde o objetivo era construir um painel tridimensonal com bandeirinhas coloridas. A proposta foi ampliada(8ª série), e a partir dos slides mostrados sobre avida e obra de Volpi levandando questões sobre figurativo e abstrato(o mesmo utilizado com a 4ª série), se montou um grande bandeirão, que ainda não tem título definido, mas estará à mostra sexta-feira na escola Silvio Stallivieri, Caxias do Sul. O desenvolvimento do trabalho envolveu conhecimentos matemáticos, pois foi necessário conhecer a fórmula matemática para descobrir a altura do triângulo. A sala de informática ainda não está disponível, mas se estivesse, poderíamos tê-lo construído primeiro no paint, como um projeto, antes de colocar em prática. Desta forma, seria possível testar as cores a serem usadas e oportunizar que todos os alunos usassem sua criatividade utilizando as ferramentas disponíveis no ambiente digital. Trabalhos realizados pela 5ª e 6ª séries estão sendo colocados dentro do "Bandeirão " e a escolha da música, que será trabalhada no Audacity será feita pela 8ª série.

No início do curso não conseguia ter a dimensão sobre a proposta que estava sendo colocada para nós acadêmicos, ser professor de artes visuais dentro de um contexto tecnológico em desenvolvimento crescente. Se torna irresistível não aplicar o que aprendo com o curso. A escola é meu grande laboratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário