quarta-feira, 29 de julho de 2009

Ser professor no contexto atual

São várias as ideias abordadas nos vídeos. Destaco abaixo cinco que me chamaram a atenção pela conexão que há entre elas.
Segundo Jonh Dewey "as crianças são seres humanos que estão vivendo suas vidas agora e não num futuro remoto, não há separação entre vida e educação." Estes pensamentos levam a ver os alunos como ser pensante. A educação tem que fazer sentido para o aluno.
Piaget salienta que o conhecimento prévio do aluno tem que ser resgatado. O conhecimento é construido a partir deste conhecimento já existente. Esta ideia se une ao pensamento de Lee Shulman quando este fala que é necessário se ter o conhecimento pedagógico do conteúdo. Para tornar a aprendizagem mais significativa para o aluno. "É preciso ter clareza das concepções que os alunos de diferentes idades trazem para situações de aprendizagem". Ou seja, a comunicação entre aluno e professor, conhecer o meu aluno, como ele aprende, o que lhe interessa aprender, como isso ocorre, é fundamental. Só assim o professor poderá abordar o conteúdo a ser desenvolvido de uma forma significativa.
Me chamou muito a atenção as colocações do professor Antônio Novoa sobre a reflexão da pratica docente ser feita pelo grupo de professores da escola. O aluno está inserido em um contexto social e isso reflete muito no processo de aprendizagem. Normalmente as dificuldades de aprendizagem se repetem, ano após ano, é necessário entender o aluno que tenho e para isso a troca de experiências é fundamental . Há uma socialização das ideias. Se busca as soluções para os problemas de aprendizagem juntos. Já que estamos falando do mesmo aluno, da mesma realidade.
O que a autora Tânia Marques aborda ao lançar as perguntas sobre aprendizagem, me remete a Lee Shulmann, "O professor ensina o que? Para quem? Como?" "A importancia de pensar no aluno a partir do aluno". É necessário conhecer meu aluno, conhecer o conteúdo e que este seja atualizado e contextualizado, para que ,assim, seja possível haver a construção do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário